Estação Chic

Top 10 melhores filmes sobre moda (parte 1)

Olá, meninas!

Criamos uma lista com os melhores filmes sobre moda! Se você gosta do assunto, com certeza vai reconhecer algum título!

Ahhh, e aproveite para descobrir novas produções. Tem cada coisa incrivel!

Encare essa lista como uma maneira divertida para estudantes e profissionais da moda aprender e também se familiarizar com a trajetória de grandes criadores como Valentino, Yves Saint Laurent, Dior e Coco Chanel… vem ver!

Top 10 melhores filmes sobre moda (EDIÇÃO 1)

Sem mais delongas, aqui vamos nós com os melhores filmes de moda de todos os tempos!

1. McQueen

2018. Documentário. 1h 51m.

McQueen filmes moda

Um olhar pessoal sobre a vida, carreira e arte extraordinária do estilista britânico Alexander McQueen.

McQueen, começou a criar na adolescência e logo foi trabalhar como designer para a Givenchy. Pouco depois, ele lançou sua própria marca que continua viva até hoje.

Por meio de arquivos inéditos, entrevistas exclusivas com seus amigos mais próximos e familiares, o documentário ‘McQueen’ é uma celebração autêntica e um retrato emocionante de um homem visionário que contribuiu para o mundo da moda e infelizmente teve um final trágico ao tirar sua própria vida em 2010.

Imperdível para todos os amantes da moda.

2. The First Monday in May

2016. Documentário. 1h 30m.

The First Monday in May Filmes Moda

Em tradução livre “A Primeira Segunda-Feira de Maio” mostra a criação da exposição de moda mais concorrida da história do Metropolitan Museum of Art: o Met Gala.

O tema do evento foi “China: Through The Looking Glass”, uma exploração da moda ocidental de inspiração chinesa organizada pelo curador do Costume Institute do MET, Andrew Bolton.

Com um acesso sem precedentes, o cineasta Andrew Rossi captura a colisão entre a alta moda e as celebridades no Met Gala, um dos maiores eventos de moda globais presididos pela editora-chefe da Vogue, Anna Wintour.

Apresentando um elenco de artistas renomados em muitas áreas (incluindo o cineasta Wong Kar Wai e os designers de moda Karl Lagerfeld, Jean-Paul Gaultier e John Galliano), bem como uma série de ícones pop contemporâneos como Rihanna, o filme mergulha no debate sobre como a moda deve ser vista como arte.

3. Mademoiselle C

2013. Documentário. 1h 33m.

Mademoiselle C Filmes Moda

Como editora-chefe da Vogue Paris por 10 anos, de 2001 a 31 de janeiro de 2011, Carine Roitfeld construiu uma reputação como uma das mais influentes impulsionadoras da moda.

Seu círculo íntimo de amigos inclui Versace, Tom Ford, Karl Lagerfeld, Mario Testino, Riccardo Tisci, Diane Von Furstenberg e Alexander Wang.

No entanto, poucas pessoas fora do mundo da moda ouviram falar dela … até agora.

‘Mademoiselle C’ narra a demissão de Carine da Conde Nast e o lançamento de sua nova revista ‘CR Fashion Book’.

O filme oferece um raro vislumbre do funcionamento interno do mundo profissional e da vida pessoal de Roitfeld.

É um filme sobre transição, permitindo que o público acompanhe Carine se mudar para Nova York, abrir um novo negócio e se preparar para ser avó.

Um filme repleto de modelos, celebridades e personalidades excêntricas que tornam o mundo da moda tão divertido.

4. Yves Saint Laurent

2014. Drama / LGBT. 1h 50m.

Yves Saint Laurent Filmes Moda

O filme “Yves Saint Laurent” é um drama biográfico francês baseado na vida do estilista Yves Saint Laurent em meados de 1958.

O filme começa mostrando Saint Laurent como um jovem de 21 anos lidando com seus próprios medos e inseguranças.

Devido ao seu talento, em 1957 ele se torna o novo designer-chefe da maior casa de moda da França, Christian Dior.

Alguns anos depois, ele sofre um colapso mental depois de ser intimidado por sua sexualidade e forçado a lutar na guerra da Argélia.

Enquanto Saint Laurent luta contra o vício da cocaína e a depressão, Pierre Bergé aparece; empresário, ele se torna guarda-costas, parceiro de negócios e namorado da YSL.

Nota: Para os fãs do estilista e da marca YSL, o “L’Amour Fou” de 2010, é outro documentário que recomendamos que assistam.

5. Valentino: O Último Imperador

2008. Documentário. 1h 36m.

Valentino O Ultimo Imperador Filmes Moda

O famoso estilista italiano Valentino Garavani abriu sua primeira grife em 1959.

Em 2007, Valentino anunciou seus planos de aposentadoria e começou a se preparar para seu último show.

Este documentário acompanha Valentino durante os últimos dois anos de sua carreira como designer, acompanhado por Giancarlo Giammetti, seu paciente parceiro nos negócios e na vida.

Enquanto Valentino se prepara para concluir sua carreira na moda, ele se preocupa com as ‘intenções corporativas’ dos novos representantes da sua linha de roupas.

6. Prêt-à-Porter – Pronto para vestir

1994. Comédia / Sátira. 2h 13m.

Pret-a-Porter Filmes Moda

Prêt-à-Porter, lançado nos Estados Unidos como Ready to Wear, é um filme de comédia-drama americano de 1994.

Co-escrito, dirigido e produzido por Robert Altman, o filme foi rodado em locações, durante a Paris Fashion Week.

Enquanto modelos, designers e jornalistas se reúnem para a Paris Fashion Week, o chefe do Fashion Council, Olivier de la Fontaine, morre engasgado com um sanduíche.

Olivier deixa para trás uma esposa, uma amante e um misterioso companheiro russo que fugiu de cena.

Enquanto a morte está sendo investigada, três editores de revista rivais disputam por um furo de moda exclusivo e dois jornalistas começam um encontro em um quarto de hotel.

O filme apresenta uma série de estrelas internacionais, modelos e designers, como Marcello Mastroianni, Sophia Loren, Kim Basinger, Lauren Bacall, Julia Roberts, Tim Robbins, Lili Taylor, Anouk Aimée e Sally Kellerman.

7. O Diabo Veste Prada

2006. Comédia / Drama. 1h 50m.https://www.youtube.com/embed/2A0xhJ7RcCs

A ingênua e recém-formada em jornalismo, Andrea Sachs, consegue um emprego em Nova York como assistente secundária de Miranda Priestly, editora-chefe da revista de moda Runway.

Miranda Priestly é uma executiva; poderosa, sofisticada, implacável, exigente e claro, usa Prada.

Emily, a primeira assistente, avisa Andrea sobre as preferências ultrajantes e o comportamento ácido de sua chefe cruel.

No desenrolar, Nigel, estilista de moda, percebe que Andrea não tem senso de moda e ajuda a secretária a renovar o visual e se adequar ao ambiente de trabalho..

Com o tempo, o trabalho na revista começa a exigir muito de Andrea e isso interfere na sua vida privada. Em jogo está o relacionamento dela com o namorado Nate, a família e os amigos. Com isso, Andrea aprende que a vida é feita de escolhas.

O Diabo Veste Prada se tornou um clássico do cinema e ganhou o coração até de quem não entendem nada de moda.

8. Coco Antes de Chanel

2009. Romance/Drama. 1h 51m.

Coco Antes de Chanel Filmes Moda

A jovem Gabrielle Bonheur Chanel interpretada por (Audrey Tautou) trabalha como costureira durante o dia e apresentadora de cabaré à noite. É lá que Coco conhece um rico herdeiro e torna-se sua consultora de moda e amante.

Cansada dos chapéus floridos, espartilhos justos e metros de renda que definem a moda feminina, Coco usa as roupas de seu amante como ponto de partida para renovar a linha elegante e sofisticada de roupas femininas que a impulsionou Chanel ao topo da alta costura parisiense.

Em uma mistura de franqueza brutal e terna simpatia, “Coco Before Chanel” mapeia a ascensão de uma mulher ambiciosa e de personalidade difícil.

9. Dior e Eu

2014. Documentário / LGBT. 1h 30m.

Dior e Eu Filmes Moda

Superficialmente, o documentário de Frédéric Tcheng soa como uma propaganda para a casa de Dior.

Citações intrigantes do lendário fundador Christian Dior são utilizadas para apresentar Raf Simons, o novo diretor artístico, como um sucessor digno.

O filme é sobre Simons, um afável belga que confunde a equipe ao pedir para ser chamado de Raf, e sua relação com o estúdio Dior, onde as roupas são costuradas à mão, até a última conta.

‘Dior and I’ nos dá um vislumbre da vida das costureiras e costureiros, artistas por seus próprios méritos.

É um filme profundamente comovente, que mostra o rosto de Dior por trás de uma cortina, assim como a modelo que desfila com um vestido deslumbrante e diz: “Vou chorar, é tão lindo”.

10. A Edição De Setembro

2009. Documentário. 1h 30m.

A Edicao De Setembro Filmes Moda

Este excelente documentário de RJ Cutler acompanha Anna Wintour, a renomada editora da ‘Vogue’, enquanto ela se prepara para lançar a edição de setembro de 2007 da Vogue.

Pesando em um recorde de 840 páginas, todo ano a edição de setembro é o lançamento mais importante da revista porque apresenta a moda do outono.

Com um corte de cabelo bob curto como sua marca registrada e óculos escuros onipresentes, ela supervisiona cuidadosamente cada página da revista. Wintour surge como uma mulher de sucesso que sabe exatamente o que os leitores desejam.

O documentário tem pouco a dizer sobre moda e muito sobre os bastidores da publicação na mídia e o funcionamento de uma revista, pelas lentes de sua notoriamente chefe exigente, Anna Wintour.

A edição de setembro é um diário de como Anna luta para manter a marca que ela cultivou de forma brilhante desde que assumiu o cabeçalho editorial em 1988.

Nota: Dizem que a personagem Miranda (a chefe exigente do filme “O Diabo Veste Prada”) teria sido inspirada pela editora chefe da revista Vogue, Anna Wintour. Será?!

Leave a Comment

Your email address will not be published.